terça-feira, 3 de junho de 2008

Quando o consumismo se torna uma doença !

-
(de fato existem milhares de consequências, aqui está apenas um resumo...) :]

1- Segundo os pesquisadores da UNESCO, um dos males decorrentes do consumismo infantil é a obesidade, uma doença que já é considerada problema de saúde pública nos Estados Unidos. Os comerciais de doces, biscoitos, guloseimas e redes de fastfood que recorrem aos truques da animação gráfica ou ao auxílio luxuoso dos super-heróis da TV - que aparecem bem na função de garotos-propaganda - hipnotizam a garotada.

2- Um outro problema denunciado no relatório é o stress familiar. Quando quem sustenta a casa é obrigado a dizer “não” a um apelo consumista que parte do filho, da filha, do companheiro ou companheira, o resultado costuma ser desgastante. Brigas, conflitos, disputas e eventualmente, um desejo tão grande de ter aquilo que a propaganda exibe, que não se medem esforços - ou escrúpulos - para alcançar o objetivo. Daí para os pequenos roubos e furtos pode ser um pulo.

3 - A doença do consumismo tem nome e preocupa as autoridades na área de saúde do Brasil: chama-se oneomania, ou consumo compulsivo. Segundo dados do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, três em cada dez brasileiros, a maioria mulheres, compram compulsivamente. É gente que usufrui apenas o momento da compra, mas não o produto, que muitas vezes é deixado de lado sem utilidade alguma. A baixa estima e o sentimento de vazio são constantes. Depois da compra vem a sensação de culpa.

Vivemos num planeta que oferece o necessário para todos.
Se ainda assim não conseguimos ser feliz, talvez a culpa seja nossa.







Nenhum comentário: